9 Julho, 2024 19:00

O padre Edgar Clara, pároco da Igreja de Santa Cruz do Castelo, e Afonso Cruz, autor do livro “Jesus Cristo bebia cerveja”, no dia dos seus aniversários, juntam-se para apresentar a cerveja artesanal Santa Cruz, no dia 9 de julho, terça-feira, às 17h00, no bar Crafty Corner, em Lisboa.

Idealizada pelo padre Edgar Clara, fabricada de forma cuidada e artesanal pela Xó e temperada com medronho e cardamomo pela Medronho&Canela, a Santa Cruz é a cerveja deste verão para brindar à amizade, solidariedade e sustentabilidade ambiental.

Não há nada que enganar: é a Igreja de Santa Cruz do Castelo, onde nasceu Lisboa, que dá nome à nova cerveja artesanal. É aqui que o pároco Edgar Clara está empenhado no restauro dos altares e algum espólio até agora guardado a sete chaves, por falta de recursos para a sua recuperação.

O lançamento da cerveja artesanal de Santa Cruz faz parte de um programa cultural e recreativo maior, que a paróquia quer desenvolver até ao próximo ano, para angariar donativos. São necessários cerca de 200 mil euros para o restauro dos altares que estão dentro da igreja, mas também para dar dignidade a 11 telas da autoria de Domingos António de Sequeira, que retratam os mártires da Cartuxa de Londres, que terão vindo da Cartuxa de Évora.